Boa Esperança terá vazão reduzida

Com a diminuição da incidência de chuvas na região Chesf vai reduzir a vazão
Por Redação

Foto: Fábio da Silva Moura Boa Esperança terá vazão reduzida
Boa Esperança terá vazão reduzida
Foto: Fábio da Silva MouraBoa Esperança terá vazão reduzida
Boa Esperança terá vazão reduzida

A bacia do Rio Parnaíba, no Piauí, encontra-se no seu período chuvoso e o reservatório da Usina de Boa Esperança atingiu, no último domingo (27), 74% de sua capacidade, acima do volume de espera, com vazão de chegada de 660 metros cúbicos por segundo (m³/s) e vazão de saída de 1.184 m³/s. Com a diminuição da incidência de chuvas na região, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai reduzir, a partir deste dia 29, a vazão de Boa Esperança para o patamar de 700 m³/s.

A situação hidrológica no Rio Parnaíba é permanentemente monitorada pela Chesf, que pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.

Saiba mais sobre: