Fragmentos de meteoro caem em solo piauiense neste sábado 28

Cientistas estimam que fragmentos tenham caído na cidade de Valença do Piauí.
Por Redação

Foto: Divulgação BRAMON meteoro
meteoro
Foto: Divulgação BRAMONmeteoro

De acordo com o Bramon (Brazilian Meteor Observation Network, ou Rede Brasileira de Observação de Meteoros), um bólido (meteoro que explode na atmosfera terrestre e tem aspecto brilhante) atingiu o solo piauiense na noite do último sábado (28). A passagem do meteoro chamou a atenção de moradores de vários estados do Nordeste, muitos relataram o ocorrido através das redes sociais e em grupos de mensagens, eles afirmam ter visto um clarão no céu, seguido por um forte barulho de explosão em algumas cidades. Alguns relataram também ter visto a noite se transformar em dia por alguns segundos.

Segundo o diretor-técnico do Bramon, Marcelo Zurita, o meteoro foi observado em estações de diversos estados do Nordeste brasileiro. Para ele é possível que a queda do asteroide tenha sido observada em um raio até 300 km de distância, em estados como Ceará, Sergipe, Paraíba e Bahia. Cientistas estimam que ele atingiu 70 mil km/h ao cair na terra, tendo cerca de 40 cm de diâmetro.

A partir das análises das imagens captadas pelo Clima ao Vivo, a BRAMON calculou a trajetória do meteoroide através da atmosfera. Segundo os cálculos, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 35,3°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 67,3 km de altitude sobre a Zona Rural de Pimenteiras, no Piauí. Seguiu a 60,2 mil km/h, percorrendo 74,7 km em 4,5 segundos, e desapareceu a 24,1 km de altitude, sobre o município de Lagoa do Sítio, também no Piauí.

Confira a trajetória

Foto: reprodução BRAMONTrajetória preliminar do bólido
Trajetória preliminar do bólido

Com as estimativas do ângulo da queda, conforme as imagens observadas pelas estações de monitoramento, os pesquisadores acreditam que grande parte dos fragmentos tenham caído no município de Valença do Piauí, a 200 km da capital Teresina.

Para os pesquisadores do Bramon é muito importante obter uma amostra do material para estudos. Eles orientam que quem encontrar o material entre em contato pelo e-mail [email protected].