Governo do Estado lança programa Pacto pelas Crianças nesta terça (25)

Durante o evento, também, ocorrerá a abertura da exposição fotográfica “Adoção: Laços de Amor
Por Redação

Foto: ascom governo do Piauí Rafael anuncia medidas para melhorar transporte público na capital
Rafael anuncia medidas para melhorar transporte público na capital

O governador Rafael Fonteles e a primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, lançam, nesta terça-feira (25), o programa “Pacto pelas Crianças”. A solenidade de lançamento será realizada, às 11h30, no Palácio de Karnak. Durante o evento, também, ocorrerá a abertura da exposição fotográfica “Adoção: Laços de Amor”, que traz registros de famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção.

O “Pacto pelas Crianças” é um programa transversal, que faz parte do Plano de Governo de Rafael Fonteles, e que perpassa por várias áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social. A iniciativa será coordenada pela médica e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles.

O proposta é apoiar os municípios piauienses com cessão de espaços para novas creches e equipamentos, mobiliário, além de prestar apoio técnico e estrutural e estimular a vacinação, tanto na primeira infância, como nas demais faixas etárias.

Para atender as demandas do programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fortalecerá o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPaic), ampliando o atendimento para crianças de zero a três anos de idade. O projeto também contempla a criação da Carretinha da Saúde, que vai circular fazendo exames oftalmológicos e audiométricos nas crianças, além de conscientizar os pais com palestras educativas, fortalecendo os vínculos das famílias.

Outra vertente que será fortalecida será a da assistência social, por meio do programa Criança Feliz, que promove o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças e suas famílias.

O “Pacto pelas Crianças” busca ainda ser modelo para outros estados brasileiros, com atendimento humanizado de crianças de zero a seis anos (primeira infância), que necessitam de uma atenção especial. A ação trará grande impacto no futuro destes cidadãos, gerando melhor aproveitamento escolar, qualidade de vida e saúde mental.

Exposição fotográfica

A exposição fotográfica “Adoção: Laços de Amor” traz famílias de diferentes configurações comprovando que o mais relevante é a disposição de amar. O evento, que tem apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), traz imagens de fotógrafos como: Edilene Facundes, João Rufino, Margareth Leite, Luciano Klaus, Maria Dimas, Max Bonfim e Tibério Hélio.

Saiba mais sobre: