Lacen descarta a presença de Variante Delta no Piauí

De acordo com exame realizado em paciente com suspeita de variante, teste deu negativo
Por Redação

Foto: Grande Piauí Defesa Civil reconhece estado de calamidade pública no Piauí
Defesa Civil reconhece estado de calamidade pública no Piauí
Foto: Grande PiauíDefesa Civil reconhece estado de calamidade pública no Piauí

O Laboratório Central do Piauí (Lacen) confirmou a Sesapi que o exame realizado no paciente com suspeita de contaminação de variante Delta deu negativo.

“Recebemos um kit de reagentes e fizeram uma triagem e foi descartado a variante Delta no paciente piauiense. Por precaução, mandamos o exame para a Fiocruz para tirar todas as dúvidas”, esclareceu Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde. 

O paciente de 69 anos, suposto primeiro caso suspeito da variante Delta no Piauí já recebeu alta hospitalar e permanece em isolamento.

O piauiense é natural da cidade de São João do Piauí e testou positivo para a covid-19 no último dia 9, após participar de um curso em Ribeirão Preto (SP), cidade onde tem confirmação de casos da variante. 

O paciente já havia tomado as duas doses da vacina e foi internado no Hospital de São João com sintomas leves como tosse, febre, dor de garganta e coriza. Após a confirmação da suspeita da variante, o paciente foi trazido para Teresina e estava internado em um hospital particular da capital. No último sábado ele recebeu alta e está se recuperando em casa.

“Ele está em isolamento por precaução, pois é preciso ter os 14 dias de quarentena, mas está assintomático”, destacou a secretária Municipal de Saúde de São João do Piauí, Ynaiara Coelho.

De acordo com a secretaria a mulher do paciente e um motorista que fez o deslocamento do piauiense testaram positivo e estão assintomáticos. 17 profissionais de saúde que tiveram contato com o paciente fizeram o teste e deu negativo.