Mais de 52 mil crianças já tomaram a 2ª dose no Piauí, diz SESAPI

A estimativa é vacinar 331.432 crianças nas idades de 05 a 11 anos.
Por Redação

O estado do Piauí já registrou 52.086 crianças com duas doses de vacinas contra a Covid-19. Com a primeira dose já são 255.675 vacinados, de 05 a 11 anos, com a dose pediátrica. Os dados são do Vacinômetro da a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Para proporcionar a imunização completa são necessárias as duas doses, e a Sesapi faz um alerta aos pais e responsáveis aos prazos para o retorno das crianças aos postos de saúde para receber sua segunda dose.

“Crianças vacinadas são menos propensas a serem infectadas e manifestar casos graves da doença. Por isso mais uma vez conclamamos pais e responsáveis que levem seus filhos para se vacinar e não percam o prazo para a segunda dose. As vacinas são seguras e essenciais para a proteção de nossas crianças”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A estimativa é vacinar 331.432 crianças nas idades de 05 a 11 anos. Os imunizantes utilizados são a Pfizer pediátrica, que tem o intervalo de 08 semanas entre a primeira e segunda aplicação e a CoronaVac, que o prazo entre a primeira e segunda dose são de 28 dias. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. “Fiquem de olho no cartão de vacinação de seus filhos e não percam o prazo de retorno, pois é fundamental para a proteção”, reforça o gestor.

Florentino Neto também faz um alerta à população acima de 18 anos, que ainda não retornou para receber a dose de reforço. No Piauí são 560 mil indivíduos que precisam receber a terceira dose e ainda não voltaram aos postos de saúde. “Nosso estado está entre os primeiros do país em aplicação da primeira e segunda dose. Precisamos que este público também volte, aos locais de aplicação de seus municípios no prazo de 4 meses após a D2, para tomar sua dose de reforço e assim ficar mais protegido contra o vírus e suas variantes”, enfatiza o secretário.