Mais de meio milhão de piauienses já foram imunizados contra a Covid-19
Os dados são do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou na manhã desta segunda-feira (26), os dados do vacinômetro no Piauí. De acordo com a secretaria, o estado já alcançou a marca de mais de meio milhão de pessoas (500.916) imunizadas contra a Covid-19.
Conforme aponta o levantamento, 455.878 pessoas receberam as duas doses, outros 45.038 foram vacinadas com o imunizante da Janssen que necessita de apenas uma aplicação para completar o ciclo vacinal. O total corresponde a 15,22% de cobertura vacinal da população do Piauí.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses. “Esse é o resultado do planejamento e trabalho, não só da equipe da Sesapi, mas de todas as prefeituras, que não têm medido esforços, trabalhando arduamente, seja de manhã, tarde, noite, fim de semana, feriado. Tudo isso para garantir que a gente possa dar mais celeridade no processo e, sobretudo, comodidade à população para que tenha acesso a essa vacina, que é uma arma fundamental na luta contra essa doença”, destacou.
Florentino Neto lembrou ainda sobre a importância do comparecimento da população para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal. “Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2. Por isso pedimos que aqueles que precisam da segunda dose retornem aos postos de saúde, na data estabelecida em seu cartão de vacina e tome sua dose de reforço”, pontuou.
Os dados do Vacinômetro da Sesapi também mostram que já receberam a primeira dose das vacinas, 1.287.282 pessoas, o que possibilita uma cobertura vacinal de 39,23%. O estado também já recebeu 2.176.820 doses de vacinas do Ministério da Saúde e repassou aos municípios 2.120.332 imunizantes. Um total de 333.451 vacinas estão com as secretarias municipais de Saúde, para aplicação de primeira, segunda ou dose única. Também há uma reserva técnica de segurança de 2.000 doses e 54.488 imunizantes reservados para segunda dose.