MP cumpre 12 mandados de busca e apreensão e 2 prisões no Piauí e Maranhão

Prisões ocorreram durante a "Operação Barão Vermelho" que visa desarticular o crime organizado
Por Redação

Foto: Divulgação MPPI Material apreendido durante a ação
Material apreendido durante a ação
Foto: Divulgação MPPIMaterial apreendido durante a ação
Material apreendido durante a ação

Os Ministérios Públicos do Piauí e do Maranhão, por meio dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagraram na manhã desta quinta-feira (2) a Operação “Barão Vermelho”, com o objetivo de desarticular grupo criminoso que atua nos dois estados.

Durante essa fase da operação, que envolveu pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam envolvidas em práticas criminosas como a lavagem de capitais, narcotráfico, aquisição irregular de armas de fogo, falsidade ideológica, entre outros delitos, foram executados 12 mandados de busca e apreensão e duas prisões em Teresina.

O coordenador do GAECO do Piauí, Cláudio Soeiro, explicou que o MPPI ofereceu apoio para as equipes e cumprimento dos mandados na capital piauiense.

A Operação “Barão Vermelho” está sendo cumprida pelo GAECO/MA, pela Polícia Civil do Maranhão e pelo Instituto de Criminalística de Timon, no Maranhão, além de contar com o apoio de outras forças de segurança como os Batalhões de Operações Especiais (BOPE) do Maranhão e do Piauí, Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) do Maranhão.

No total, a operação está cumprindo 19 mandados envolvendo, além de Teresina, os municípios de São Luís e Caxias. Os mandados incluem buscas e apreensões e prisões preventivas.

Representantes das instituições concederão coletiva de imprensa às 10h desta quinta-feira (2) na sede do Ministério Público do Maranhão, em Timon, para falar sobre os resultados dessa fase da operação. As Promotorias de Timon estão localizadas na Rua Elda Maria Alves Moureira, s/n, no Centro da cidade.