No Piauí 42 mil pessoas se declaram homossexuais ou bissexuais, diz IBGE

Em Teresina, o percentual foi de 2,6% o que representa 18 mil pessoas.
Por Redação

Foto: Reprodução IBGE Gráfico
Gráfico

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no Brasil, em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira 25 e correspondem a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira. 

Do total de 1,1 milhão que se declarou bissexual, 65,6% eram mulheres. Por outro lado, os homens eram maioria (56,9%) no total de 1,8 milhão de pessoas que se autoidentificaram como homossexuais.

Foto: Reprodução IBGEGráfico
Gráfico

No Sudeste, 2,1% das pessoas adultas se declaram homossexuais e bissexuais, 1,9% no Norte e no Sul, 1,7% no Centro-Oeste, e 1,5% no Nordeste.

Segundo a PNS, a proporção de pessoas adultas que se declararam homossexuais ou bissexuais foi de 1,7%, o que equivale a 42 mil pessoas.

Em Teresina, o percentual dos que se declararam homossexuais ou bissexuais foi de 2,6%, o que representa 18 mil pessoas. Cerca de 4,8% da população teresinense se recusou a responder ou não sabia, taxa que equivale a 32 mil pessoas.

A PNS não coletou dados sobre identidade de gênero, mas o IBGE estuda metodologia para incluir esse tema em suas pesquisas, “A coleta dessa característica da população nas pesquisas domiciliares requer uma abordagem diferenciada e estudos complementares por parte do Instituto.”, disse a coordenadora da pesquisa.

Saiba mais sobre: