Nova remessa de vacinas chega ao Piauí nesta sexta-feira(18)

Estado receberá novo lote com vacinas CoronaVac e Pfizer
Por Redação

Foto: reprodução pi.gov vacina
vacina
Foto: reprodução pi.govvacina
vacina

Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 chegará ao Piauí, nesta sexta-feira (18). Serão enviadas 21.200 doses da vacina CoronaVac e 36.270 do imunizante da Pfizer. A previsão é que o voo, com as doses, pouse no aeroporto Petrônio Portela, às 15h30.

Nesta remessa, os imunizantes do Instituto Butantan são para a primeira e segunda doses. Já as vacinas da Pfizer são para primeira dose. A última vez que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu, do Ministério da Saúde, a vacina CoronaVac foi no dia 14 de maio.

“A Coronavac volta a ser enviada aos estados após algumas semanas de paralisação. Aguardamos ainda a decisão sobre a logística de entrega das vacinas da Janssen. Vamos seguir com o planejamento e orientação de vacinação com os municípios”, ressalta o governador  Wellington Dias.

Após a resolução 126 da Comissão Intergestora Bipartirte ficou determinado que todas as doses que cheguem ao estado, desde o dia 9 de junho, sejam destinadas a 50% do público de 18 a 59 anos, não contemplado nas demais etapas; 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas e 20% aos serviços essenciais escolhidos pelos Conselhos Municipais de Saúde.

“O Piauí segue avançando na imunização do sua população. Iniciamos, na semana passada, o envio de doses para o público em geral de 18 a 59 anos e esta nova remessa vai nos possibilitar a celeridade da vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Segundo os dados do Vacinômetro da Sesapi, até esta quinta-feira (17), mais de um milhão de vacinas foram aplicadas no Piauí, sendo 807.102 piauienses vacinados com a primeira dose e 308.789 com as duas doses, completando assim seu ciclo de imunização.

“Enfatizamos, mais uma vez, a importância do retorno aos postos de saúde para receber a segunda dose das vacinas, pois ela é essencial para reforço da imunização”, lembra o secretário.

Saiba mais sobre: