Brasil está em alerta após casos de nova variante da cepa Ômicron

BQ.1 é muito mais resistente às vacinas, mas não causa infecções mais graves.
Por Redação

Foto: NIAD-NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS Brasil está em alerta com surgimento de casos de nova variante do Coronavírus no país
Brasil está em alerta com surgimento de casos de nova variante do Coronavírus no país

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, divulgou sobre o surgimento de uma nova variante da cepa Ômicron do coronavírus, chamada de BQ.1. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Osvaldo Cruz- Fiocruz, a nova variante é bem mais resistente à proteção das vacinas, mas não causa infecções mais graves.

BQ.1 já havia sido notificada no Amazonas em 20 de outubro, de acordo com a unidade da Fiocruz no estado, o que fortalece a suposição de que ela circula em diferentes locais do país.

No Rio de Janeiro, a paciente diagnosticada com a cepa é uma mulher de 35 anos, moradora da zona norte com o esquema vacinal completo e não aprensentou sintomas graves.

No Piauí, durante uma palestra realizada na Universidade Federal do estado-UFPI, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade de Lima, alertou para a possibilidade de aumento de casos de covid-19 em todo o País, segundo ela "há uma estimativa de aumento de casos nas próximas semanas, mas as vacinas protegem com relação a gravidade da doença”.

Atualmente a cepa circula em países da Europa, como Alemanha e França, também nos Estados Unidos e em países da Ásia. 

Sobre os sintomas, não há mudanças em relação às outras variantes do vírus, a maioria dos pacientes apresenta: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar, o que a difere de outras cepas, é um escape muito maior da proteção das vacinas.

Diante da expectativa de aumento de casos da doença para os próximos dias, a recomendação de especialistas é que, o calendário vacinal esteja completo e atualizado, incluindo as duas doses de reforço.

Saiba mais sobre: