Confira o cronograma de vacinação antirrábica para dezembro em Teresina

O calendário foi definido pela fundação municipal de saúde
Por Redação

Foto: ASCOM FMSVacinação ocorrerá nos dias 02 e 09 de dezembro
Vacinação ocorrerá nos dias 02 e 09 de dezembro

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu as datas para a Campanha de Vacinação contra a raiva deste ano. Será nos dias 02 e 09 de dezembro, com 270 postos para a imunização de cães e gatos contra a doença.

A campanha será dividida em duas etapas aos sábados, sendo que a primeira vai abranger os bairros das zonas Norte e Leste e a segunda nas zonas Sul e Sudeste. “Após a etapa urbana, realizaremos a etapa rural, em datas que serão divulgadas posteriormente”, conta Élcio Leite, gerente de Zoonoses da FMS.

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central (SNC) causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Uma das formas de se fazer o controle desta doença é a vacinação dos animais domésticos, principalmente cães e gatos, espécies estas que têm maior proximidade com os seres humanos.

“Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Sul e Sudeste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, alerta Élcio Leite. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gerente.