Confira os novos pontos de vacinação e testagem Covid em Teresina

A população com sintomas leves podem procurar estes locais
Por Redação

Foto: Myke Sena/ Ministério da Saúde Testes rápidos no SUS permitem diagnósticos em até 30 minutos
Testes rápidos no SUS permitem diagnósticos em até 30 minutos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina abre mais quatro pontos de vacinação contra a Covid a partir de amanhã (27). Os novos postos são na Maternidade Wall Ferraz, Hospital do Promorar, Hospital do Satélite e no CEREST que é exclusivo para os trabalhadores da saúde. O CEREST funcionará apenas pela manhã e os demais nos dois turnos. Ao todo, cinco pontos vacinarão contra a Covid até o dia 29 de dezembro de 2023, incluindo o Teresina Shopping.

Estão abertos também, em Teresina, três locais para realização de teste Covid: ambulatórios do Hospital do Dirceu, Promorar e da Primavera. A população com sintomas leves podem procurar estes locais e para casos graves da doença, devem se dirigir as urgências dos hospitais ou UPAs municipais.

Todo o planejamento de funcionamento da rede pública municipal de saúde para atender casos de Covid, em Teresina, é realizado tendo como base os números de positivados na cidade e avaliado, diariamente, e ajustado conforme a necessidade, diz Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

As urgências e emergências dos hospitais públicos municipais de Teresina estão funcionando normalmente no período de 26 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por serem serviços de urgência e emergência, também estão com funcionamento 24 horas. Já as maternidades da rede municipal funcionam normalmente para internações.

A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS-DVS reforça as recomendações do uso de máscaras nas unidades de saúde e locais fechados bem como a atualização da caderneta de vacinação. A higiene das mãos com águia e sabão ou com álcool em gel também deve ser realizada.

*com informações da ascom fms