FMS abre agendamento para segunda dose de crianças de 6 meses

Às 17h de hoje, o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ abre as vagas de agendamento
Por Redação

Foto: Ascom FMS Teresina terá vacina contra a Covid para crianças de 6 meses com comorbidades
Teresina terá vacina contra a Covid para crianças de 6 meses com comorbidades

Os pais de crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid podem marcar a segunda dose de seus filhos a partir de hoje (12). Às 17h de hoje, o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ abre vagas de agendamento destinadas a este público.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a covid em Teresina, Emanuelle Dias, esclarece que no momento estão disponíveis apenas vagas para segunda dose. “Assim que recebermos a vacina novamente, abriremos datas para aqueles que não ainda puderam tomar a primeira dose”, esclarece.

Segundo o esquema da vacina Pfizer infantil, a segunda dose deve ser tomada após quatro semanas de administração da primeira. As crianças tomarão ainda uma terceira dose, administrada pelo menos oito semanas após a segunda. No momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão do SUS e o Cartão de Vacina com o registro da primeira dose.

Além da vacinação infantil, a FMS segue com vários pontos de imunização de outros públicos por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Os terminais do Parque Piauí e Buenos Aires estarão funcionando de segunda a sexta das 9h às 17h. Nesses locais, são recebidas as pessoas de 12 anos e mais, em qualquer etapa do esquema vacinal desde que liberada para a respectiva faixa etária. Já o Teresina Shopping funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h; além dos públicos já atendidos nos drives, este ponto atende também as crianças de 5 a 11 anos tanto para primeira quanto segunda dose da vacina.

Às terças e quintas-feiras, a população tem acesso às vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem das 8h às 12h e das 13h às 17h.  A população em geral a partir dos 12 anos tem acesso ao imunizante em todas as UBS do município. Já as crianças de 5 a 11 anos podem ser atendidas nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Parque Poti, Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel, Renascença e Alto da Ressurreição.

Aos fins de semana, o imunizante está disponível nas UBS Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença, que recebem o público de 5 anos e mais. Nestes locais, o funcionamento das salas de vacina é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Saiba mais sobre: