FMS confirma 1º morte por chikungunya de 2024 em Teresina

Vítima era uma mulher que residia na Zona Norte da capital
Por Redação

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

A Fundação Municipal de Saúde-FMS confirmou a primeira morte por chikungunya do Piauí ocorrida no ano de 2024. De acordo com o órgão o óbito se deu no dia 7 de junho e a vítima tratava-se de uma mulher residente na zona norte de Teresina.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado-SESAPI há ainda outro óbito ligado à doença e que está sendo investigado.

Em nota a FMS informou ainda que a vítima sofreu "complicações atípicas" da doença incluindo compromentimento "cardíaco severo". Confira a nota na íntegra:

"A FMS confirma a primeira morte por febre chikungunya em 2024 em Teresina. Trata-se de uma jovem que sofreu complicações atípicas, raras e letais da doença, incluindo comprometimento cardíaco severo. Por conta do caráter inusitado da situação, além de solicitar a contraprova dos exames laboratoriais inicialmente positivos, o caso foi discutido por um comitê de especialistas da Diretoria de Vigilância em Saúde para avaliar a relação de causalidade entre a infecção e o óbito. A FMS reitera que toda a assistência possível foi prestada à paciente e que a população deve continuar os cuidados em relação a se evitar os criadouros de mosquitos nos seus domicílios."