FMS lança site para consulta dos locais de vacinação contra a raiva

Vacinação acontece das 8h às 17h em vários pontos de vacinação espalhados pelas zonas Norte e Leste
Por Redação

Foto: ASCOM FMS FMS lança site para consulta dos locais de vacinação contra a raiva
FMS lança site para consulta dos locais de vacinação contra a raiva

Neste sábado (26) terá início a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Teresina, com a imunização de cães e gatos das zonas Norte e Leste. Para auxiliar os tutores a buscar o posto mais próximo de suas casas, a gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou um site para consulta de todas as localizações.

O endereço do site é https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/. Ao entrar no link, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos de vacinação, além de informações como endereço e um link para acesso pelo google maps. “Queremos com isso utilizar a tecnologia a favor da saúde, facilitando para os tutores, que poderão encontrar com facilidade o melhor local para levar seus cães e gatos”, comenta o gerente de zoonoses da FMS Paulo Marques.

A vacinação acontece das 8h às 17h em diversos pontos de vacinação espalhados pelas zonas Norte e Leste, além de um posto drive thru na Ponte Estaiada. Já as zonas Sul e Sudeste serão contempladas no próximo sábado (03).

“Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, alerta Paulo Marques. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gestor.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

Saiba mais sobre: