HUT amplia serviço de pronto atendimento a pacientes com trauma

Espaço e novo modelo de pronto atendimento são semelhantes aos modernos centros de trauma do Sul
Por Redação

Foto: ASCOM HUTHUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade assistencial vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está com uma nova unidade integrada de trauma.

A ampliação do espaço e o novo modelo de pronto atendimento são semelhantes ao utilizado em modernos centros de trauma do Sul e Sudeste do Brasil onde o paciente de imediato é avaliado por especialistas: ortopedistas, neurocirurgiões, cirurgiões bucomaxilo, cirurgia geral, enfermeiros, fisioterapeutas intensivistas, além do suporte integrado com tecnologia para diagnóstico por imagem, acelerando o diagnóstico e a decisão médica evitando possíveis complicações decorrentes da demora.

Para o médico e diretor Geral Fábio Marcos, “O novo espaço físico é melhor em muitos aspectos, principalmente a melhora no fluxo de atendimento, melhores condições técnicas para suprir a demanda de trauma do HUT, que é referência.  Agora temos nove leitos exclusivos com capacidade para atender do trauma simples até politraumas graves com equipamentos necessários para a equipe intensivista realizar qualquer intervenção de até quatro emergências simultâneas”, disse.

Outro grande diferencial é que agora o novo espaço de trauma do HUT inclui a integração de todo o sistema de atendimento, desde o momento do resgate do paciente pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência até o atendimento no Hospital.

“A nova emergência vai permitir o contato prévio das equipes de resgate com a equipe de plantonistas para troca de informações referente às condições do paciente, que terá o seu atendimento preparado antes mesmo de sua chegada à unidade, otimizando a prestação do socorro e aumentando a chance de sobrevivência pela preservação da chamada “hora de ouro”, que é a redução e otimização do tempo entre o acidente e o atendimento”, explica o médico urgentista e diretor clínico, Hormone Rodrigues.

Anteriormente a sala de trauma fazia suturas e pequenos procedimentos, com a ampliação e reorganização o HUT entrou para o modelo preconizado pelo SUS para hospitais de referência em que os pacientes têm linhas de cuidados específicos com ações estabelecidas para cada tipo de patologia.

Rodrigo Alves, gerente de enfermagem do Pronto Atendimento ressalta que a nova sala adota o modelo padrão ouro Primary Nursing que possibilita a promoção de cuidados totais, em virtude da qualidade, celeridade e frequência de acompanhamento do paciente. “Nós estamos com um perfil de porta atendimento (desde a chegada até os primeiros cuidados médicos) em média de apenas dois minutos, pelo SAMU o atendimento é imediato, isso nos coloca a frente dos demais hospitais públicos do Nordeste devido à complexidade e a resolutividade que é oferecida aos pacientes”. Conclui.

Trauma é uma lesão produzida por ação violenta, física ou química, externa ao organismo. Ele pode levar a consequências graves e simultâneas em diversos órgãos. Se não for tratado adequadamente desde o início, pode causar sequelas e até mesmo a morte em curto período de tempo.

No Hospital de Urgência de Teresina as entradas desse perfil são a segunda maior demanda de atendimento, a grande maioria provocada por acidentes de trânsito, 87% desses traumas envolve motocicletas tendo registrado em Junho/21 um recorde na quantidade de cirurgias ortopédicas desde Setembro de 2016.

Saiba mais sobre: