Idosos e pessoas com comorbidades de qualquer idade podem se vacina contra gripe

A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina
Por Redação

Foto: Reprodução FMS Vacina bivalente é ampliada para pessoas com comorbidade a partir dos 40 anos
Vacina bivalente é ampliada para pessoas com comorbidade a partir dos 40 anos

Idosos a partir dos 60 anos já podem tomar a vacina contra a gripe a partir de segunda-feira (08). A Fundação segue ampliando o público com direito à imunização e, além dos idosos, pessoas com comorbidades de qualquer idade também podem se dirigir a um dos pontos de vacinação a partir desta data.

A vacinação para idosos e pessoas com comorbidades acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos drive thru dos Teresina Shopping (Estacionamento G1) ou dos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí. “O horário de funcionamento das UBS é das 8h às 12h e 13h às 17h, e os postos drive thru funcionam das 9h às 17h”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha da FMS.

Os grupos que tomam a vacina da gripe exclusivamente nos postos drive thru são caminhoneiros, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos. Já as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e crianças de 6 a 11 anos com deficiência ou comorbidades devem tomar sua dose nas Unidades Básicas de Saúde.

No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Pessoas com comorbidades devem apresentar ainda um documento que comprove a sua condição de saúde, e os caminhoneiros devem portar um documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro).

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

Emanuelle Dias, reforça que, na oportunidade, a população que também têm direito à vacina bivalente contra a covid-19 pode tomar os dois imunizantes. “É comprovadamente seguro tomar as vacinas da gripe e covid na mesma oportunidade, por isso estamos aplicando ambas nos mesmos locais”, diz.