Projeto de lei incentiva pesquisas com Cannabis sativa no Piauí
O deputado estadual Ziza Carvalho apresentou projeto na Alepi nesta terça-feira 21.O deputado estadual Ziza Carvalho (PT), apresentou nesta terça-feira 21, um Projeto de Lei que incentiva a realização de pesquisas científicas com Cannabis sativa para fins medicinais. O parlamentar defendeu, durante a sessão plenária de hoje, que a proposta deve gerar benefícios para os cidadãos que são acometidos por doenças, que podem ser tratadas com substâncias extraídas da erva.
O deputado explicou que a Cannabis sativa é amplamente utilizada para tratamento medicinal nos Estados Unidos. “Hoje há uma grande dificuldade para os pacientes que precisam utilizar esse item porque eles precisam importá-lo. Nos Estados Unidos, o uso da Cannabis é autorizado em 47 estados. Recentemente, São Paulo, Goiás e Distrito Federal regulamentaram a pesquisa científica com a utilização da Cannabis sativa. Então, apresento esse Projeto aos colegas e peço que debatam com racionalidade”, afirmou ele.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Ainda durante a sessão, o deputado informou que apresentou requerimento à Assembleia Legislativa, solicitando empenho da bancada de deputados federais do Piauí para a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei Nº 823/21. A matéria, conhecida como Lei Assis Carvalho, previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar em razão dos efeitos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19.
Em discurso na sessão plenária, o deputado Gustavo Neiva (PSD) informou aos demais parlamentares que esteve recentemente na cidade de Sebastião Leal, onde participou de reunião com o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, o senador Elmano Férrer, lideranças da região e representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).
Na ocasião, os participantes trataram da situação dos problemas infraestruturais das rodovias estaduais da região. “Foi reivindicado pelos produtores a resolução da problemática das estradas. Nessa reunião, surgiu a ideia da possibilidade de federalização das rodovias que atendem a região. Essa solicitação chegou à Brasília e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas sinalizou positivamente para essa possibilidade”, relatou Gustavo Neiva.