Sagui é encontrado morto com vírus da raiva no Piauí e SESAPI alerta população

O animal foi analisado por uma equipe da Vigilância em Endemias de Campo Maior
Por Redação

Foto: Grande Piauí Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nessa terça-feira 24, que o sagui encontrado morto na localidade Buritizinho, zona rural de Campo Maior, testou positivo para a raiva.

Após o animal ser encontrado, o agente comunitário de saúde da área comunicou aos órgãos de saúde para as análises necessárias. O Sagui então foi analisado por uma equipe da Vigilância em Endemias de Campo Maior, e amostras foram enviadas à Fundação Municipal de Saúde de Teresina, onde o resultado testou positivo para raiva.

Até o momento, não há registro de casos de raiva em humanos na localidade Buritizinho e cidades vizinhas.

A Sesapi, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, juntamente com municípios vizinhos, estão realizando ações de conscientização com a população. Durante essa mobilização, está sendo realizada uma campanha educativa em saúde, destacando a importância da vacinação contra raiva em cães e gatos. 

A campanha de vacinação do município está programada para ocorrer na próxima sexta-feira (27).

Alerta da Sesapi

A Sesapi alerta também para que a população de um modo geral não alimente ou mantenha animais selvagens, como o sagui, em ambientes domésticos, uma vez que eles podem ser portadores de doenças. 

Saiba mais sobre: