Sesapi alerta para o enfrentamento à Hanseníase com quase 700 casos em 2022

22 pacientes foram em menores de 15 anos de idade alerta preocupante
Por Redação

O Piauí registrou em 2022, 692 novos casos de Hanseníase. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (18). Do total, 22 casos foram em menores de 15 anos de idade, quando a doença é identificada ainda em atividade. No Piauí, o mês de janeiro é dedicado ao enfrentamento e conscientização sobre a Hanseníase, o chamado Janeiro Roxo.

Foto: Grande PiauíO Piauí registrou, em 2022, 692 novos casos de Hanseníase
O Piauí registrou, em 2022, 692 novos casos de Hanseníase

A Sesapi vem realizando atividades em parceria com órgãos e entidades da área em alusão ao Janeiro Roxo. O momento foi criado para alertar a sociedade civil sobre sinais e sintomas da doença, bem como mobilizar profissionais da saúde sobre a busca ativa para o diagnóstico precoce da Hanseníase, prevenção de sequelas e enfrentamento ao estigma que está presente na história dos pacientes. Outro ponto é garantir que a comunidade tenha conhecimento do tratamento gratuito existente no SUS.

Neste ano, a campanha segue com o tema “Hanseníase: identificou, tratou, curou” e traz atividades como webinários, oficinas, rodas de conversa, seminário e também uma cerimônia de premiação, que ocorre nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, no pátio da Sesapi. Serão homenageadas pessoas importantes que atuam no combate à hanseníase no Piauí. 

Eliracema Alves, supervisora de Hanseníase na Sesapi, destaca que o ponto mais importante é conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce de doença.

Foto: Grande PiauíHanseníase no Estado do Piauí tem Aumento Preocupante
Hanseníase no Estado do Piauí tem Aumento Preocupante

“Ter todo um trabalho de conscientização e fazer com que as pessoas procurem os serviços de saúde para identificar rapidamente a doença é essencial. Um tratamento precoce é o principal passo para evitar uma evolução negativa da doença. Ter casos da doença em menores de 15 anos também chama uma atenção para as pessoas observarem cada vez mais os sinais e sintomas para buscar o serviço de saúde em momento oportuno”, fala a supervisora.

A Hanseníase é uma doença crônica, onde a contaminação se da pelas vias aéreas superiores, o diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio do exame geral e dermatoneurólogico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas, motoras e/ou autonômicas.

“O diagnóstico rápido nos permite um tratamento precoce que é mais efetivo na interrupção do ciclo de contaminação, ajudando assim a reduzir o número de possíveis novos casos no estado”, destaca Eliracema Alves.

Fonte: SESAPI