Sesapi promove Dia D de mobilização contra a dengue em Teresina e Miguel Alves

O Dia D de mobilização contra à dengue faz parte dos trabalhos do Programa Saúde na Escola.
Por Redação

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove, nesta sexta-feira (1º) e sábado (2), ações pelo Dia D de mobilização contra a dengue. Na sexta, a mobilização será em Teresina, na Unidade Escolar José Pereira da Silva, no Parque Brasil II, às 8h. A ação será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Defesa Civil e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina. O evento contará com a presença dos secretários estaduais Antonio Luiz (Saúde) e Washington Bandeira (Educação).

Na Unidade Escolar José Pereira da Silva, em Teresina, serão realizadas ações integradas entre as secretarias e a Sesapi levará um laboratório móvel para demonstração do ciclo biológico do Aedes egypti, apresentação do vídeo nacional da campanha “Brasil Unido contra a Dengue”, além de explicação das estratégias que devem ser adotadas por professores e alunos no combate aos focos do mosquito.  

“Os estudantes podem contribuir de forma significativa na identificação de focos do mosquito, limpeza do ambiente, uso de repelentes, além da adoção de comportamentos saudáveis no ambiente escolar e familiar. Professores, funcionários e educandos também poderão atuar como multiplicadores para promoção da saúde e redução de agravos”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina contribuirá com a distribuição de informes educativos e ainda com a realização de oficina com materiais recicláveis, que ajudam na limpeza dos ambientes, que podem ser locais de proliferação do Aedes Egypti. 

“A Secretaria Estadual da Educação é essencial na promoção à saúde quando organiza e mobiliza a comunidade escolar para disseminar conhecimento sobre as formas de evitar a infestação do mosquito transmissor da dengue. E, assim nos unimos a essa pasta para a luta contra o Aedes aegypti”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Já no sábado (02), Dia Nacional de Combate à Dengue, a Sesapi se deslocará para Miguel Alves, onde promoverá, junto com a Secretaria de Saúde do município, um mutirão de limpeza nas ruas do Centro da cidade e orientações para prevenção ao mosquito aos profissionais de saúde e pacientes do Hospital Pedro Vasconcelos, a partir das 9h.

O Dia D de mobilização contra à dengue também faz parte dos trabalhos do Programa Saúde na Escola, que tem como as estratégias para 2024 o tema “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, levando trabalhos junto aos gestores escolares para ampliar o combate ao mosquito e ampliar a vacinação nos estudantes.

Saiba mais sobre: