Teresina segue na faixa verde, com interrupção na queda de casos de covid-19

Informação foi divulgada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública nesta terça 10
Por Redação

Foto: Reprodução PMTFMS abre  agendamento para testes Covid
Foto Ilustrativa

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE Teresina) divulgou, nesta terça-feira (10), o boletim da primeira semana epidemiológica de 2023, correspondente aos dias 1 a 7 de janeiro. Os dados indicam a permanência da capital na faixa verde, o que indica um nível de transmissão baixo da doença, porém com uma interrupção na queda que era registrada até então.

Segundo o boletim do COE, que é vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMSCOVID 19), houve uma queda de 62% nas internações por síndrome respiratória aguda grave, bem como na de mortes – redução na média móvel de cinco para quatro óbitos por semana. No entanto, foi observada uma interrupção na tendência de queda dos casos confirmados de covid-19 e de síndromes gripais, que seguem em estabilidade.

O coordenador médico do COE, Walfrido Salmito, levanta duas possibilidades para esta interrupção. “A primeira possibilidade seria um pequeno ‘repique’ de infecções em decorrência do período de festas de fim de ano. A segunda seria um possível represamento de dados e notificações e adiamento de atendimentos, procura por atendimento médico e testagem na última semana do ano de 2022 para a primeira semana de 2023”, explica o médico.

O período apresentou ainda uma baixa demanda por testes RT-PCR, que segue estável, com queda na positividade de 6% para 2%. Já a demanda por teste de antígeno caiu em 54%, com redução na positividade de 52% para 41%, o que ainda é considerado elevado.