Vacinação contra gripe passa a contemplar novos grupos a partir de segunda 10

Passam a ser contempladas as crianças de seis meses a dois anos entre outros grupos
Por Redação

Foto: ASCOM FMS Vacinação contra a gripe passa a contemplar novos públicos a partir de segunda-feira (10)
Vacinação contra a gripe passa a contemplar novos públicos a partir de segunda-feira (10)
Foto: ASCOM FMSVacinação contra a gripe passa a contemplar novos públicos a partir de segunda-feira (10)
Vacinação contra a gripe passa a contemplar novos públicos a partir de segunda-feira (10)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dá continuidade à vacinação contra a influenza (gripe) com a ampliação do público-alvo. A partir da próxima segunda-feira (10), passam a ser contempladas as crianças de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores da saúde a partir dos 50 anos de idade.

A imunização infantil será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Inicialmente estamos contemplando as crianças de seis meses a dois anos, mas em breve ampliaremos para as outras faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde”, esclarece a coordenadora da campanha Emanuelle Dias. Ela pede aos pais que, no momento da vacinação, apresentem um documento de identificação da criança com foto que comprove sua idade e o cartão de vacina.

Os demais públicos (trabalhadores da saúde 50 anos e mais, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente) serão atendidos no Teresina Shopping (Edifício Garagem G1) e nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí – os mesmos que disponibilizam o imunizante bivalente contra a covid. “Ressaltamos que os pacientes podem tomar as vacinas da gripe e covid bivalente na mesma oportunidade, por isso a escolha dos mesmos locais”, pontua Emanuelle Dias.

Os documentos necessários para receber a vacina da gripe são: documento de identificação com foto e cartão de vacina. Trabalhadores da saúde devem apresentar ainda um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde (declaração, contracheque) nos últimos três meses; as gestantes e puérperas devem apresentar seu cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde e cartão de vacina.

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

Programação – Vacinação contra a influenza (gripe)

10/04 a 14/04 (segunda a sexta)

Público: Crianças de 6 meses a 2 anos

Local: UBS

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h 

10/04 a 14/04 (segunda a sexta)

Público: Trabalhadores da saúde 50 anos e mais; gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente

Locais: Teresina Shopping (Edifício Garagem G1), Terminal do Buenos Aires, Terminal Parque Piauí

Horário: 9h às 17h