Covid-19 afeta tursimo e pode gerar perda astronômica na economia global

As perdas econômicas estão aumentando nos países em desenvolvimento devido à ausência de vacinações
Por Redação

 De acordo com um  relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a UNCTAD a queda no turismo internacional devido à pandemia do coronavírus pode causar uma perda de mais de US $ 4 trilhões no PIB global para os anos de 2020 e 2021. O relatório foi publicado nesta quarta-feira (30).

A perda estimada foi causada pelo impacto direto da pandemia no turismo e seu efeito cascata em outros setores intimamente ligados a ela. O relatório, apresentado em conjunto com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), afirma que o turismo internacional e seus setores intimamente ligados sofreram uma perda estimada de US $ 2,4 trilhões em 2020 devido aos impactos diretos e indiretos de uma queda acentuada nas chegadas de turistas internacionais.

Uma perda semelhante pode ocorrer este ano, alerta o relatório, observando que a recuperação do setor de turismo dependerá em grande parte da adoção das vacinas COVID-19 em todo o mundo. “O mundo precisa de um esforço global de vacinação que proteja os trabalhadores, mitigue os efeitos sociais adversos e tome decisões estratégicas em relação ao turismo, levando em consideração as possíveis mudanças estruturais”, disse a secretária-geral em exercício da UNCTAD Isabelle Durant.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “O turismo é uma tábua de salvação para milhões, e promover a vacinação para proteger as comunidades e apoiar o reinício seguro do turismo é fundamental para a recuperação de empregos e geração de recursos muito necessários, especialmente nos países em desenvolvimento, muitos dos quais são altamente dependentes do turismo internacional. ”

Países em desenvolvimento prejudicados pela iniquidade da vacina

Com as vacinações COVID-19 sendo mais pronunciadas em alguns países do que em outros, diz o relatório, as perdas no turismo são reduzidas na maioria dos países desenvolvidos, mas pioram nos países em desenvolvimento. As taxas de vacinação COVID-19 são desiguais entre os países, variando de menos de 1% da população em alguns países a acima de 60% em outros.

De acordo com o relatório, a distribuição assimétrica de vacinas amplia o golpe econômico que o turismo sofreu nos países em desenvolvimento, já que eles podem responder por até 60% das perdas globais do PIB. O setor de turismo deve se recuperar mais rapidamente em países com altas taxas de vacinação, como França, Alemanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, diz o relatório.

Mas os especialistas não esperam um retorno aos níveis de chegada de turistas internacionais anteriores ao COVID-19 até 2023 ou mais tarde, de acordo com a OMT. As principais barreiras são restrições às viagens, contenção lenta do vírus, baixa confiança do viajante e um ambiente econômico ruim.

Perda de até $ 2,4 trilhões esperada em 2021

Uma recuperação do turismo internacional é esperada no segundo semestre deste ano, mas o relatório da UNCTAD ainda mostra uma perda entre US $ 1,7 trilhão e US $ 2,4 trilhões em 2021, em comparação com os níveis de 2019. Os resultados são baseados em simulações que capturam apenas os efeitos da redução do turismo internacional, e não políticas como programas de estímulo econômico que podem amenizar o impacto da pandemia no setor. 

O relatório avalia os efeitos econômicos de três cenários possíveis - todos refletindo reduções nas chegadas internacionais - no setor de turismo em 2021. 

Foto: UNCTAD com base em simulações GTAP.Figura 1: À medida que o turismo cai, o PIB mundial sofre um golpe em 2021 (3 cenários alternativos)
Figura 1: À medida que o turismo cai, o PIB mundial sofre um golpe em 2021 (3 cenários alternativos)

O primeiro, projetado pela OMT, reflete uma redução de 75% nas chegadas de turistas internacionais - a previsão mais pessimista - com base nas reduções de turismo observadas em 2020.

Nesse cenário, uma queda nas receitas globais do turismo de US $ 948 bilhões causa uma perda no PIB real de US $ 2,4 trilhões, um aumento de duas vezes e meia. Essa proporção varia muito entre os países, de uma a três ou quatro vezes.

Isso é um multiplicador e depende dos retrocessos no setor de turismo, incluindo o desemprego de mão de obra não qualificada, de acordo com o relatório.

Por exemplo, o turismo internacional contribui com cerca de 5% do PIB da Turquia e o país sofreu uma queda de 69% no número de turistas internacionais em 2020.

A queda da demanda turística do país é estimada em US $ 33 bilhões, o que leva a perdas em setores intimamente ligados, como alimentos, bebidas, comércio varejista, comunicações e transporte.

A queda total da produção da Turquia é de US $ 93 bilhões, cerca de três vezes o choque inicial. O declínio no turismo sozinho contribui para uma perda real do PIB de cerca de 9%. Essa queda, na realidade, foi parcialmente compensada por medidas fiscais para estimular a economia.

Foto: UNCTAD com base em simulação GTAP.Figura 2: Perdas estimadas no PIB por região devido à redução do turismo (porcentagem)
Figura 2: Perdas estimadas no PIB por região devido à redução do turismo (porcentagem)

O segundo cenário reflete uma redução de 63% nas chegadas de turistas internacionais, previsão menos pessimista da OMT. E o terceiro cenário, formulado pela UNCTAD, considera taxas variáveis ​​de turismo doméstico e regional em 2021. Ele pressupõe uma redução de 75% do turismo em países com baixas taxas de vacinação e uma redução de 37% em países com taxas de vacinação relativamente altas, principalmente países desenvolvidos e algumas economias menores.

Perdas de empregos entre países

De acordo com o relatório, a redução do turismo provoca um aumento de 5,5% no desemprego de mão-de-obra não qualificada em média, com uma variação elevada de 0% a 15%, dependendo da importância do turismo para a economia. A mão-de-obra representa cerca de 30% das despesas com serviços turísticos nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento. As barreiras de entrada no setor, que emprega muitas mulheres e jovens funcionários, são relativamente baixas.

Perdas piores do que o esperado anteriormente

Em julho do ano passado, a  UNCTAD estimou  que uma paralisação de quatro a 12 meses no turismo internacional custaria à economia global entre US $ 1,2 trilhão e US $ 3,3 trilhões, incluindo custos indiretos. Mas as perdas são piores do que o esperado anteriormente, já que mesmo o pior cenário projetado pela UNCTAD no ano passado revelou-se otimista, com viagens internacionais ainda baixas, mais de 15 meses após o início da pandemia.

De acordo com a OMT, as chegadas de turistas internacionais diminuíram cerca de 1 bilhão ou 74% entre janeiro e dezembro de 2020. No primeiro trimestre de 2021, o Barômetro Mundial do Turismo da OMT aponta para um declínio de 84%.

Os países em desenvolvimento foram os que mais sofreram com o impacto da pandemia no turismo. Eles sofreram as maiores reduções nas chegadas de turistas em 2020, estimadas entre 60% e 80%. As regiões mais afetadas são Nordeste Asiático, Sudeste Asiático, Oceania, Norte da África e Sul da Ásia, enquanto as menos afetadas são América do Norte, Europa Ocidental e Caribe.

Saiba mais sobre: