Governo Federal lança novas edições da publicação Consumidor Turista

Com foco no setor aéreo, boletins orientam o turista durante a viagem e depois de desembarcar.
Por Redação

Foto: Reprodução As publicações se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores.
As publicações se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores.
Foto: ReproduçãoAs publicações se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores.
As publicações se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores.

Com a chegada do verão e da temporada de férias, muitos brasileiros já se planejam para viajar. Para garantir melhores experiências aos turistas, o Governo Federal, por meio dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Turismo, lançou duas novas edições da publicação “Consumidor Turista”, com dicas e orientações para aprimorar as relações de consumo no setor.

Assim como na primeira edição, o foco continua sendo o transporte aéreo, mas, desta vez, a abordagem é a jornada que o turista percorre durante a viagem e, também, o momento logo após o desembarque no destino escolhido.

“Garantir segurança ao consumidor turista é um dos caminhos estratégicos para a retomada econômica do Brasil pós-pandemia. Nesse contexto, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública assegurar a proteção dos direitos e interesses dos turistas consumidores de bens e serviços, e esse processo começa pela educação e informação dos cidadãos”, aponta o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Com linguagem clara e objetiva, as publicações se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços. Por exemplo, antes de embarcar, o passageiro não deve esquecer de imprimir ou baixar no celular o cartão de embarque. Esse documento é emitido pela companhia aérea logo após o check-in, que pode ser realizado pela Internet ou presencialmente.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a publicação pode servir como um check-list para o consumidor antes do embarque. “O setor aéreo no Brasil movimenta mais de 90 milhões de passageiros todos os anos. Para garantir uma viagem mais segura e consciente, antes de utilizar um avião para chegar até o próximo destino, ler atentamente a publicação Consumidor Turista e fazer uma espécie de check-list pode ajudar o turista a ter uma viagem inesquecível”, afirma.

As primeiras três edições da publicação são voltadas ao setor aéreo, e estão subdivididas em antes, durante e depois da viagem. Por isso, contam com a colaboração da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da agência, Rafael Botelho, destaca a importância do boletim Consumidor Turista.

“O período de férias e festas de final de ano está se aproximando. É comum nessa época que o movimento nos aeroportos aumente. Se preparar com antecedência faz toda a diferença para que o passageiro tenha uma experiência de viagem tranquila. Para isso, vale à pena a leitura do boletim Consumidor Turista, especialmente essas duas últimas edições que trazem muitas dicas práticas para o momento da viagem", conta Botelho.