Governo lança projeto que investirá no ensino na área de turismo

Proposta foi discutida pelas secretarias de turismo e educação e pelo governo do estado
Por Redação

Foto: Reprodução SeturGovernador Welinton Dias

Projeto que visa a qualificação de estudantes da rede estadual para atuarem na área do turismo no Piauí foi tema de reunião esta semana entre o Governo do estado e as secretarias de educação e tursimo.O projeto prevê a implementação da qualificação profissional por meio de hotéis-escola nos pontos turísticos do estado.

De acordo com Ellen Gera, secretário da educação, o projeto embrião das escolas de turismo e ambiental deve ser entregue ainda neste mês de julho e envolve as áreas com o foco na profissionalização de estudantes da rede estadual de ensino.

"Estamos preparando a nossa rede de oferta de cursos técnicos na área de turismo e ambiental, no qual teremos em alguns locais do estado um equipamento educacional para ter um laboratório vivo relacionado à hospedagem, mas que possamos também experimentar toda a prática educacional na área ambiental. Então, trabalhamos na equipe pedagógica e conteúdo para que o estudante da rede estadual tenha a experiência prática da profissão", declarou.

O projeto deverá oferecer instrução profissional técnica conectada ao potencial econômico do município, os cursos que priorizem qualificações nas áreas de meio ambiente, turismo ou agricultura serão incluídos para garantir mais chances de emprego.

O governador do estado, Wellington Dias destacou a importância do projeto não só para a qualificação de estudantes para as áreas de turismo e ambiental mas também para outras profissões, como a área de energia eólica, solar, fruticultura e agronegócio. "Esse caminho oferece uma formação de muita qualidade e ainda com o preparo com laboratórios práticos", disse.

Segundo a superintendencia da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), após a aprovação do projeto de construção dos hotéis-escola, se seguirá a licitação e se iniciarão as obras. "A Secretaria de Turismo ficou responsável pelo conceito dessa parte de pousada de charme, que serão os laboratórios das aulas práticas. Então, iremos fazer essa integração da parte de turismo e educação. A Setur irá viabilizar os hotéis e a Seduc ficará com toda a parte curricular", frisou a a superintendente da Setur, Carina Câmara.

A Lagoa do Portinho, o Cânion do Poti e o Cânion dos Vianas, estão sendo cotados para servirem como os primeiros laboratórios do projeto.

Saiba mais sobre: