Pesquisa do IBGE revela que piauienses são os que mais viajam no Brasil

Os dados são da PNAD Contínua Turismo 2020-2021, divulgada na quarta-feira 6
Por Redação

Foto: Jonathan Campos - AEN-PR Piauiense é um dos que mais viajam em todo o país
Piauiense é um dos que mais viajam em todo o país
Foto: Jonathan Campos - AEN-PRPiauiense é um dos que mais viajam em todo o país
Piauiense é um dos que mais viajam em todo o país

A proporção de domicílios em que os moradores realizaram ao menos uma viagem caiu de 21,8%, em 2019, para 13,9% em 2020. Um ano depois, chegou a 12,7%. As despesas totais em viagens nacionais com pernoite somaram R$ 9,8 bilhões em 2021, uma queda em relação ao total registrado no ano anterior, quando haviam sido gastos R$ 11,0 bilhões.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-  PNAD Contínua Turismo 2020-2021, divulgada na quarta-feira (6) pelo IBGE. A pesquisa, fruto de uma parceria com o Ministério do Turismo, é realizada desde 2019.

Em contrapartida aos dados gerais que mostram uma queda no número de viagens no país, o Piauí revelou ser o estado do país onde, proporcionalmente, mais moradores viajam. Desde 2019, o estado mantém a liderança da proporção de domicílios cujos residentes viajaram. Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), 18,5% dos lares piauienses viajaram em 2021. No país, a proporção foi de 12,7%.

A PNAD Turismo quantifica os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior. Em 2020 e 2021, foram apurados gastos e características das viagens realizadas, associados a outras variáveis, incluindo o rendimento domiciliar per capita. O tema Turismo vem sendo investigado na PNAD Contínua desde 2019, por meio de um convênio entre o IBGE e o Ministério do Turismo. Os dados da pesquisa podem ser acessados pelo Sidra.

Saiba mais sobre: