Teresina obtém categoria A no novo mapa do turismo brasileiro

A cada dois anos, o Ministério do Turismo promove a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro
Por Redação

Foto: Grande Piauí Ponte Estaiada em Teresina
Ponte Estaiada em Teresina
Foto: Grande PiauíPonte Estaiada em Teresina
Ponte Estaiada em Teresina

A cada dois anos, o Ministério do Turismo promove a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que nos estados é responsabilidade da Secretaria de Turismo. O mapa é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no desenvolvimento de suas políticas públicas. 

Os municípios pleiteantes precisam seguir algumas regras para fazerem parte do mapa, tais como: possuir um Conselho Municipal de Turismo atuante, ter pelo menos um empreendimento cadastrado no CADASTUR, possuir uma Secretaria Municipal que cuide da pasta do Turismo e dotação orçamentária própria. 

Teresina faz parte de um dos sete polos das Instâncias de Governança, o chamado Polo Teresina, que pela primeira fase do novo mapa, ficou composto dos seguintes municípios: Teresina, José de Freitas, Água Branca e Beneditinos. A certificação do Ministério do Turismo estabelece: 

“O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certifica que o Município Teresina/PI integra o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa. Válido até 28/03/2023”.

 O secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Marcelo Eulálio fala sobre a importância dessa certificação. 

“Estivemos recentemente no Ministério do Turismo e fomos informados sobre essa certificação, o que deixa Teresina em posição confortável para pleitear investimentos ao setor turístico”, ressalta.

 Na mesma ação, o Ministério do Turismo reconheceu o Conselho Municipal de Turismo de Teresina (COMTUR), através da certificação a seguir: 

“O Ministro de Estado do Turismo e a Secretária Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais, reconhecem o Conselho Municipal de Turismo Teresina / PI, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa. Válido até 28/03/2023.”

 Os municípios enquadrados no Mapa do Turismo Brasileiro têm prioridade em seus projetos, apresentados junto ao Ministério do Turismo, facilitando a captação de recursos.

O coordenador de turismo da Semdec, Eneas Barros esclarece sobre a certificação.  

“As categorias são estabelecidas de A  a E, e consistem em identificar o desempenho da economia do setor turístico nos municípios e avaliar as suas capacidades receptivas”, disse Eneas ressaltando como Teresina alcançou a categoria A.

“Teresina cumpriu todas as exigências e por isso alcançou a categoria A. De posse das informações coletadas, o Ministério do Turismo enquadra o município e indica os rumos que podem ser tomados para a melhoria dos sistemas receptivos”, finalizou.

Saiba mais sobre: