Transferência de animais do Zoo em Teresina pode ser suspensa, segundo MPPI

O MPPi quer avaliação de situação dos animais para determinar se transferência pode ocorrer ou não
Por Redação

Foto: ascom semar onça
onça
Foto: ascom semaronça

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma recomendação à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) para a suspensão, imediata da transferência dos animais do Zoobotânico de Teresina até que sejam feitas análises e perícias técnicas.

O órgão quer que profissionais qualificados, como médicos veterinários, zootecnistas e biólogos, avaliem a situação dos animais para então determinar se a transferência deve ou não ocorrer.

De acordo com o MPPI, a maioria dos animais do Zoo se encontra em idade avançada e requer cuidados especiais, principalmente quanto à possibilidade de haver sedação devido ao transporte desses animais.

“É necessário que haja adaptação, avaliação antes de sua transferência, condição física, peso, condição do jejum pré-transporte, bem como a avaliação técnica de novo local para readaptação”, afirmou o MP em nota.

Segundo a a promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho, “A eventual sedação para transporte dos animais em idade avançada pode gerar uma grande carga de estresse e agravar problemas de saúde". Para Gianny, o Parque Zoobotânico não pode ser objeto de disputas de cunho político ou qualquer outro, por se tratar de uma Unidade de Conservação, além de apresentar evidentes riscos e prejuízos ao interesse público.

“Inexiste plausibilidade em não se proceder à reforma e manutenção necessárias do Parque Zoobotânico, além da determinação apresentada pela SEMAR para a retirada dos animais de forma abrupta, sem debate público e, principalmente, sem os devidos estudos, cuidados, análises e pareceres dos técnicos da Universidade Federal do Piauí, que atuam em pesquisas no estabelecimento”, pontuou a promotora.