Cientistas encontram animal em extinção de 1 mm em caverna no Pará

Cientistas buscam sensibilizar comunidades para conservação do inseto
Por Redação

Foto: Acervo IDEFLOR/ Bio PAT Xingu Animal em extinção de 1 mm é encontrado apenas em caverna no Pará
Animal em extinção de 1 mm é encontrado apenas em caverna no Pará
Foto: Acervo IDEFLOR/ Bio PAT XinguAnimal em extinção de 1 mm é encontrado apenas em caverna no Pará
Animal em extinção de 1 mm é encontrado apenas em caverna no Pará

Um inseto sem olhos, com seis pernas e medindo cerca de 1 milímetro foi encontrado dentro de uma única caverna no interior do Pará, região norte do País. O Troglobius brasiliensis ainda não possui nome popular e está criticamente ameaçado de extinção. 

A ação para manter o inseto, que é considerado inofensivo ao ser humano, em uma rocha na Caverna do Limoeiro (o único registro em todo o mundo), em Medicilândia (PA), vai além das paredes da caverna e tem potencial de sensibilizar comunidades para o respeito ao meio ambiente. Nas expedições, os cientistas ficaram agachados por horas em busca de encontrar o inseto.

“O animal existe, tem direito de continuar existindo e está intimamente associado ao processo de ciclagem de nutrientes no solo (da caverna)”, afirma o professor Douglas Zeppelini, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele explica que o bichinho, registrado pela primeira vez há 25 anos,  se alimenta de detritos e transforma a matéria orgânica em decomposição, mantendo o ciclo natural para a riqueza do solo.

O trabalho de preservação do Troglobius brasiliensis é do Plano de Ação Territorial para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Xingu (PAT Xingu), com o trabalho de pesquisadores do projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção. 

A ação é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pretende gerar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo.

“Com as expedições recentes, conseguimos coletar novos dados sobre essa espécie e observamos que o bicho está dentro de uma cadeia alimentar de organismos. Imagine que todos os indivíduos da espécie inteira habitam uma localidade em um único ponto”. 

Segundo os pesquisadores, a caverna está bem conservada e conta com a consciência dos donos da fazenda. “A gente se sente muito privilegiada depois dessas descobertas, já que a fazenda está bem conservada”, diz a fazendeira Rosane Gotardo. Ela espera que as pessoas na região fiquem mais bem informadas sobre a novidade e que existam mais recursos para proteção do local. 

Saiba mais sobre: