Presidente Lula quer abrir consulado geral na Angola

Angola abriga a maior comunidade brasileira no continente africano
Por Redação

Foto: Ricardo Stuckert/PR Lula quer consulado em Luanda, capital da Angola
Lula quer consulado em Luanda, capital da Angola
Foto: Ricardo Stuckert/PRLula quer consulado em Luanda, capital da Angola
Lula quer consulado em Luanda, capital da Angola

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou à imprensa na manhã deste sábado (26), que o governo estuda a abertura de um consulado geral em Luanda, capital de Angola. Durante os dois dias de intercâmbio entre os países, o presidente se reuniu com o chefe de Estado local, João Lourenço, e afirmou que as duas nações devem fortalecer e aumentar suas parcerias, diversificar os produtos exportados e importados e atrair o setor privado para fazer investimentos. 

 Em 2025, Brasil e Angola completam 50 anos de relações diplomáticas. "O Brasil vai voltar ao continente africano. Quero visitar o máximo de países e fazer o máximo de acordos que eu puder por aqui, além de contribuir com a transferência de tecnologia onde for possível. Angola sempre será nossa porta de entrada nesse continente", afirmou Lula. “Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto e sonhar muito longe”, concluiu, ao citar palavras do escritor angolano Pepetela, ganhador do Prêmio Camões.

A reunião aconteceu nesta sexta-feira (25/08), depois de Lula receber a mais alta condecoração do Estado angolano, a Grande Ordem António Agostinho Neto, e visitar o memorial que também leva o nome do primeiro presidente da Angola (1975-1979), ex-preso político e ativista pela independência dos países africanos. Mais cedo, os dois governos ainda firmaram acordos bilaterais nas áreas da saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia e inovação.

Lula encerra neste sábado a visita oficial a Angola e segue para São Tomé e Príncipe, onde participa da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia oficial de despedida, em Luanda, deve ocorrer às 16h (horário local, 12h no horário de Brasília). Esta é a primeira vez que ele visita o continente desde o início do terceiro mandato. 

Saiba mais sobre: