Motoristas e cobradores confirmam greve por tempo indeterminado na capital

Começando a partir das 00hs desta quinta 28, somente 30% da frota irá circular em Teresina.
Por Redação

Foto: Reprodução Greve de motoristas e cobradores
Greve de motoristas e cobradores
Foto: ReproduçãoGreve de motoristas e cobradores

A greve geral deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), pelos motoristas e cobradores do transporte público de Teresina, está confirmada para iniciar as 00h desta quinta-feira (28). A partir de amanhã, somente 30% da frota irá circular na capital, já os demais veículos ficaram nas garagens das empresas. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro).

De acordo com o secretário de Comunicação do Sintetro, Miguel Arcanjo, a greve foi definida durante assembleia realizada pelos trabalhadores, onde foram definidas paralisações pontuais para chamar atenção da classe patronal. A pauta principal dos trabalhadores é a assinatura da convenção coletiva de trabalho. Não havendo um acordo entre as partes envolvidas a greve seria deflagrada.

De acordo com o Sintetro, desde 2020 a categoria tenta negociação com o Setut, que alegava a pandemia como empecilho para atender às demandas da classe trabalhadora, que inclui assinatura da convenção coletiva, que assegura o pagamento dos salários, ticket alimentação e plano de saúde, dentre outras pautas relacionadas aos direitos dos trabalhadores.

O Setut informou que somente irá negociar com os trabalhadores do transporte coletivo de Teresina em janeiro de 2022, data-base da categoria. Entretanto, o Sintetro pontua que não houve negociação em 2020 e 2021, portanto, a categoria busca as perdas dos anos anteriores.

O presidente do Sintetro, Ajuri Dias ressaltou que a greve só terá fim após a assinatura da convenção coletiva de trabalho.