PRF apreende 60 comprimidos de rebite com caminhoneiro em Altos

O medicamento é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono
Por Redação

Foto: Divulgação PRF Medicamento é usado como inibidor de sono
Medicamento é usado como inibidor de sono
Foto: Divulgação PRFMedicamento é usado como inibidor de sono
Medicamento é usado como inibidor de sono

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde de ontem (15), durante fiscalização de restrição de horário na BR 343, em Altos, 60 comprimidos de Nobésio Extraforte para consumo pessoal. Os ilícitos estavam sob posse de um caminhoneiro de 38 anos, que não teve o nome divulgado. 

Na ocasião, a equipe deu ordem de parada ao referido homem, que conduzia um caminhão vindo do Ceará com destino ao Maranhão. Como parte dos procedimentos comuns de verificação, a equipe realizou buscas no interior do veículo. Após a inspeção, foram encontrados, em compartimentos separados na cabine do veículo, 60 comprimidos de Nobésio Extraforte, distribuídos em quatro cartelas.

Comumente conhecido como “rebite”, o Nobésio é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono e como forma de prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar graves acidentes.

A substância, uma anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga, já que conseguem executar uma atividade qualquer por mais tempo, de menos sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental.

Diante dos fatos, foi constatada a ocorrência de Porte de droga para consumo pessoal. Na ocasião, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06. O homem se  comprometeu a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa.

*com informações da ASCOM PRF

Saiba mais sobre: