Estudo aponta maioria de pacientes covid masculinos e com comorbidades no HGV

A pesquisa englobou mais de 1.500 pacientes internados com Covid na instituição
Por Redação

Foto: grandepiaui.com Hospital Getúlio Vargas em Teresina
Hospital Getúlio Vargas em Teresina

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) apresentou um Estudo sobre o atendimento a pacientes com Covid-19 durante o Seminário Internacional Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid da Organização Mundial de Saúde (OMS), que aconteceu em Brasília-DF, no período de 05 e 06 de dezembro.

De acordo com o estudo, a maioria dos pacientes internados com Covid eram homens (60%), sendo que eles também foram maioria das vítimas fatais. “O estudo comprovou que fatores, como sexo masculino, faixas etárias mais altas e presença de cormobidades estão associados ao aumento do risco de hospitalizações e óbitos pela Covid-19”, destaca Nirvania Carvalho, uma das pesquisadoras responsável pelo estudo.

O estudo detectou também que o percentual da presença de cormobidades nos pacientes internados foi de 59%. “O que reforçou a atenção dos profissionais de saúde sobre as doenças crônicas, como cardiopatias, hipertensão arterial, problemas respiratórios e diabetes, como aceleradores de um prognóstico pior na evolução da doença causada pelo SARS-CoV-2”, explica Nirvania Carvalho.

A pesquisa foi realizada, no período de 1° de abril de 2020 a maio de 2022, pela enfermeira Nirvania Carvalho e pelo engenheiro André Jansen Andrade. Na primeira etapa do trabalho, realizada no período de 1º de abril de 2020 à 28 de fevereiro de 2021, foram identificados 767 pacientes internados e na segunda (entre 1º de março de 2021 e 31 de maio de 2022) foram 805 pacientes internados com Covid-19, totalizando 1.572 pacientes. O perfil das admissões foram de pacientes graves que necessitavam de cuidados intensivos e que já chegaram ao HGV com insuficiência respiratória.

Saiba mais sobre: