Quinta parcela do Auxílio começa a ser paga para trabalhadores nesta sexta (20)

São 9,59 milhões de trabalhadores contemplados com as novas transferências
Por Redação

Foto: Matheus Bacellar / Min. Cidadania auxilio
auxilio
Foto: Matheus Bacellar / Min. Cidadaniaauxilio

Originalmente planejado para ter quatro parcelas, o Auxílio Emergencial 2021 foi prorrogado por outros três meses, com parcelas em agosto, setembro e outubro, por meio do Decreto nº 10.740. A quinta etapa de transferências começa nesta sexta-feira (20) e vai contemplar os beneficiários que não estão cadastrados no programa bolsa família.

Para custear os gastos dessa prorrogação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), editou a Medida Provisória nº 1.056, que abriu crédito extraordinário de R$ 20,27 bilhões em favor do Ministério da Cidadania.

Com as quatro etapas de pagamentos já realizadas até o momento, o investimento do Governo Federal superou R$ 35 bilhões, incluindo todos os públicos: meios digitais, CadÚnico e Bolsa Família. Foram 150,45 milhões de transferências, com 39,4 milhões de pessoas elegíveis.

Após o pagamento da prorrogação do Auxílio Emergencial 2021, começará a ser pago, em novembro, o Auxílio Brasil, novo programa do Governo Federal que integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. A Medida Provisória nº 1.061 foi entregue ao Congresso Nacional no último dia 9.