Entenda o que causou a pane nas redes sociais do facebook nesta segunda-feira 4

Empresa explicou que o ponto central da falha estava nos roteadores de backbone.
Por Redação

Foto: reprodução Mark Zuckerberg CEO das empresas facebook, whatsapp e instagram
Mark Zuckerberg CEO das empresas facebook, whatsapp e instagram

Uma falha nas configurações da rede interna do WhatsApp, Facebook e Instagram causou uma das panes mais longas de suas histórias na última segunda-feira (4). O ponto central da falha estava nos roteadores de backbone.

A empresa não detalhou exatamente como esses roteadores foram afetados, mas uma configuração mal feita deixou os servidores dos aplicativos sem comunicação com a internet.

Apesar do nome estranho, a tradução do termo em inglês "backbone" (espinha dorsal) pode ajudar a entender: são ligações centrais em um sistema com várias conexões (veja no infográfico acima).

Os aplicativos ficaram fora do ar por cerca de 6 horas no mundo todo e fez com que bilhões de pessoas ficassem sem acesso.

O Facebook disse que “alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação”.

A rede social disse ainda que o problema não teve a ver com ataque hacker e que não há indícios de vazamentos ou comprometimento dos dados das pessoas durante a instabilidade.

O que é backbone?

O nome "backbone" é a tradução do termo em inglês (espinha dorsal) para ajudar a entender: são ligações centrais em um sistema com várias conexões.

“Assim como todo mundo tem um roteador em casa, o Facebook tem milhares de roteadores espalhados pelo mundo que ligam os servidores internos da empresa com a internet. E houve um erro de configuração nos roteadores”, explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.

“Backbone é um conjunto de roteadores interligados entre si espalhados pelo mundo. Na medida, em que cometemos um erro configuração significa que todos os roteadores dele deixaram de acessar a internet”, completou.

Essa configuração mal feita fez com que os servidores do Facebook não conseguissem se comunicar entre si e com a internet. O que a empresa não explica é como realizou a configuração errada para gerar a pane.