Acusado de matar mulher a machadadas é preso quase 30 anos após o crime no Piauí

Vítima foi morta com golpes de machado enquanto dormia
Por Redação

Foto: grandepiaui.com Polícia Civil prende professor suspeito de estupro de aluna, no Ceará
Polícia Civil prende professor suspeito de estupro de aluna, no Ceará

Uma ação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil do estado, prendeu na tarde de terça-feira 27, João Batista Rodrigues Soares, de 54 anos, acusado de ter matado uma mulher com golpes de machado enquanto a vítima dormia na localidade Horto, Zona Rural de Manoel Emídio, a 455 km de Teresina.

Segundo a polícia, desde o início de 2023, a SSP-PI tem promovido um esforço concentrado na análise completa dos mandados de prisão em aberto no Estado, por meio do trabalho integrado entre as unidades de inteligência da SSP-PI e PCPI com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Vara de Execuções Penais). Nesse trabalho, a equipe identificou o mandado em aberto mais antigo no banco e dados e obteve êxito em localizar e prender o autor desse homicídio.

O crime

Na noite de 27 de dezembro de 1996, a vítima identificada como Luiza Maria da Conceição Jaques foi assassinada, a golpes de machado, enquanto dormia em sua casa, na localidade Horto, zona rural de Manoel Emídio-PI.

“Na época ainda não existia o crime de feminicídio, então o assassino foi indiciado por homicídio qualificado. Porém, o processo estava suspenso em razão da fuga do autor. Agora a Polícia Civil do Piauí o apresenta para que responda perante o Poder Judiciário, na forma da lei, pelo crime cometido”, explicou o Diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

O acusado João Batista Rodrigues Soares, foi localizado e preso na cidade de Balsas-MA onde vivia atualmente. Ele havia sido visto pela última vez no dia do crime e chegou a tentar ocultar o cadáver da vítima, arrastando-a para um matagal a dez metros da casa, onde provavelmente seria sepultada por ele, após ser notado por transeuntes que passavam pelo local ele fugiu.