FMS fará mutirão de saúde itinerante em comunidades da capital

O objetivo é ofertar exames e consultas aos usuários que estão em filas de espera
Por Redação

No dia 14 de maio, sábado, das 8h às 15h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai promover o primeiro Saúde ItineranTHE. O projeto visa atender a população com mutirão de consultas e exames e pequenas cirurgias, em diversas comunidades da capital.

A abertura do Saúde ItineranTHE será realizada no Povoado Santa Luz, na UBS do local. O projeto visa realizar em apenas um dia uma média de 500 consultas e exames. 

>> Confira a tabela dos jogos e classificação dos campeonatos nacionais.

Nos mutirões serão ofertadas consultas em Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Endocrinologia além de pequenas ciruegias. Os exames ofertados serão: Mamografia, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Testagem para sífilis e HIV em gestantes e Exames laboratoriais. Além de também serem ofertadas vacinas diversas. Os mutirões serão realizados mensalmente e a escolha da comunidade se dará pelo número de habitantes, em ordem decrescente. 

“A crise enfrentada nos anos de pandemia com a suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais nos períodos de elevada taxa de transmissibilidade da covid-19 contribuíram para ampliar filas de espera por consultas e exames. Assim, a realização de mutirões se faz oportuno diante da necessidade de reduzir tais filas e melhorar a capacidade de resposta do sistema de saúde”, explica Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

Os mutirões serão voltados para usuários da região de abrangência da ação e este primeiro vai beneficiar as comunidades de Santa Luz,Campestre e Mama Mia regulados para consultas ou exames no Sistema de Regulação Municipal. Além de também ser voltado para usuários previamente triados pelas equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde da região.