Primeira etapa da reforma do Hospital do Dirceu II após incêndio é entregue

Foram reformados enfermaria, farmácia, almoxarifado, serviço de nutrição, parte da área administrati
Por Redação

Foto: ASCOM FMS Hospital do Dirceu II após reforma
Hospital do Dirceu II após reforma
Foto: ASCOM FMSHospital do Dirceu II após reforma
Hospital do Dirceu II após reforma

A prefeitura municipal de Teresina entregou, na manhã desta sexta-feira (28), a primeira etapa da reforma do Hospital Alberto Neto, o Hospital do Dirceu II, localizado na zona Sudeste da capital. A obra foi executada por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Centro.

Mesmo não podendo comparecer à cerimônia de inauguração por questões de saúde, o prefeito da cidade o Dr. Pessoa enviou uma mensagem à população, ressaltando a importância da obra e enfatizando os esforços da prefeitura em garantir a mais rápida entrega do hospital reforçado.

“Nos próximos dias iremos entregar à população de Teresina um hospital bem mais equipado, com a estrutura ampliada e totalmente reformada, essa é a prioridade de nossa gestão, cuidar da saúde e, consequentemente, cuidar das pessoas”, destacou ele.

Por determinação do prefeito, a SAAD Centro firmou um acordo de cooperação com a Fundação Municipal de Saúde-FMS e reformou, nessa primeira etapa, todos os 46 leitos de internação e reparou toda a fiação elétrica. Com isso, os pacientes que precisaram ser transferidos após o princípio de incêndio que atingiu a unidade, poderão retornar ao hospital.

Segundo o superintendente Roncalli Filho, da SAAD Centro, a reforma será dividida em quatro etapas. A segunda etapa está prevista para ser entregue no dia 10 de maio, que compreende a área de urgência, a terceira etapa é o ambulatório, que será entregue no dia 31 de maio, e a quarta etapa, o centro cirúrgico, deve ser inaugurada até o dia 15 de junho.

“Fizemos uma série de reformas, seja na fiação elétrica, a fim de dar uma mais segurança para o hospital. Fizemos também um reparo nos forros, na ala de repouso feminino, onde aconteceu o incêndio, e fizemos a pintura de grande parte do hospital. Ficamos muito felizes, porque hoje o hospital está reabrindo e vamos poder voltar a atender quase 400 pessoas por dia nessa unidade”, declarou Roncalli Filho.

Novos equipamentos

Além da reforma na estrutura, o hospital ganhará um tomógrafo, e com isso os pacientes poderão contar com exames de tomografia computadorizada, bem como ultrassonografia, laboratório e outros especialistas, de modo que os pacientes não precisarão se dirigir ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para atendimentos mais complexos. Também será instalado no hospital um IT-Médico, que monitora toda a parte elétrica de um centro cirúrgico, que vai modernizar ainda mais a unidade de saúde.

“Junto com a enfermaria, estamos também reabrindo farmácia, almoxarifado, serviço de nutrição e uma parte da área administrativa. Em relação ao tomógrafo, é um equipamento novo que, até então, não existia aqui no hospital um serviço que vai trazer melhorias para o atendimento de toda essa região. Esse serviço de tomografia é oriundo de uma emenda parlamentar do vereador Leonardo Eulálio”, afirmou a presidente da FMS, Clara Leal.

O diretor do Hospital do Dirceu II, Dr. Tiago Macêdo, lembrou que a unidade de saúde atende uma grande quantidade de pessoas e é primordial na garantia do atendimento daquela população da região do Grande Dirceu.

“A população com certeza sentiu a ausência que um hospital desses faz em toda a rede, dado o seu tamanho e envergadura. Assim, quando finalizarem todas essas etapas, esse vai ser um hospital completo, porque vai poder diagnosticar, poder tratar, vai poder reabilitar e entregar de volta os pacientes para a comunidade já recuperados”, pontuou o diretor.

Ricardo Campos, liderança comunitária da região do Dirceu, comemorou a reabertura gradual do hospital e elogiou a rapidez com a qual está sendo conduzida a reforma. “É de suma importância o retorno dos trabalhos no hospital, porque é uma entidade da saúde pública que atende a toda a população no regime de porta aberta e urgência. Só temos a agradecer a prefeitura, em especial a Dra. Clara Leal, que não mediu esforços no sentido de atender a nossa população de maneira quase que imediata”, concluiu.