Brasil vai aplicar 3° dose de vacina contra Covid em idosos de mais de 70 anos

A aplicação está prevista para iniciar a partir de 15 de setembro.
Por Redação

Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde Marcelo Queiroga
Marcelo Queiroga
Foto: Walterson Rosa/Ministério da SaúdeMarcelo Queiroga

O ministério da saúde confirmou nesta quarta-feira 25, a autorização de aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19. O reforço estará disponível inicialmente para pessoas idosas com mais de 70 anos e imunossuprimidas. A previsão para início da aplicação será dia 15 de setembro. O intervalo entre a segunda e a terceira dose deverá ser de pelo menos 28 dias. 

Em comunicado o ministério da saúde informou que a decisão de aplicar a terceira dose das vacinas contra a covid-19 no Brasil foi tomada em conjunto com o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Consems) e com a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 do próprio órgão.

No início da semana, ao ser questionado sobre a possibilidade de um reforço na vacinação contra a Covid-19 o ministro da saúde, Marcelo Queiroga afirmou que "terceira dose só depois que avançarmos na segunda”. 

Para o ministro da saúde é importante que o país avance no sentido de atingir boa parte da população vacinada com a segunda dose. “Nós sabemos que a imunização contra a Covid-19 é a principal arma para conter o caráter pandêmico dessa doença. Então, é fundamental, é importante, que a população brasileira que tomou a primeira dose da vacina volte para tomar a segunda dose, porque, só assim, a imunização estará completa”, destacou ele.