Nova variante chega ao Brasil, com dois casos confirmados no Amazonas

Nova variante originária da Colômbia é mais transmissível e resistente as vacinas.
Por Redação

Foto: Grande Piauí COVID - Muitas pessoas estão se contaminado
COVID - Muitas pessoas estão se contaminado
Foto: Grande PiauíCOVID - Muitas pessoas estão se contaminado

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), confirmou dois casos da nova variante do vírus SARS-COV-2, a mutação denominada variante Mu, é originária da Colômbia. Os casos são de moradores da região de Tabatinga, que faz fronteira com o país vizinho.

Os pacientes são uma mulher, de 73 anos, e o neto dela, de 10 anos. A criança não teve sintomas. Já a idosa apresentou febre, tosse e falta de ar, mas seu quadro de saúde é estável.

É possível que os dois pacientes tenham tido contato com familiares que moram na cidade de Leticia, na Colômbia, onde a variante Mu foi identificada pela primeira vez, em janeiro deste ano.

De acordo com as autoridades de saúde, as ações de monitoramento da Covid-19 na região conhecida como Alto Solimões, que faz fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, seguem de forma rigorosa.

Conheça a varinate Mu

A Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentou uma nova variante do coronavírus à sua lista de monitoramento. É chamada de variante Mu, classificada como uma variante de interesse (VOI). Esse termo significa que a Mu tem diferenças genéticas em relação a outras variantes conhecidas e está causando infecções em vários países, portanto, pode representar uma ameaça específica à saúde pública.

Existem quatro outras VOIs sendo monitoradas pela OMS — Eta, Iota, Kappa e Lambda — mas nenhuma delas foi reclassificada como VOC. Isso pode acontecer também com a Mu, mas é preciso aguardar mais dados.

As questões principais são se Mu é mais transmissível do que a variante dominante hoje no mundo, a Delta, e se ela pode causar doenças mais graves.