Pandemia está numa fase muito perigosa, afirma OMS

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde pediu mais rapidez na distribuição de vacinas
Por Redação

Foto: Reprodução Tedros Adhanom Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde
Tedros Adhanom Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde
Foto: ReproduçãoTedros Adhanom Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde
Tedros Adhanom Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde

Durante reunião do conselho da agência da ONU em Genebra nesta terça-feira(7), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, afirmou que a pandemia está numa fase muito perigosa, apesar de vários esforços para controlá-la.

A afirmação foi feita ao se destacar a importância da rapidez na distribuição de vacinas contra a Covid-19 principalmente entre os países de baixa renda onde o índice de mortes pela doença é maior e mais acelerado. 

O chefe da Organização lembrou ainda que os países que já saem do confinamento e retomam a vida social são aqueles que têm um grande estoque de testes, de equipamentos de proteção, de oxigênio e principalmente, de vacinas. Por outro lado, os países sem este tipo de acesso são os que enfrentam uma onda de mortes e de internações, agravada pelas variantes do vírus.

Tedros defende a distribuição de vacinas de forma igualitária e declarou que é possível já que a situação atual exige isso. “Não se trata de nenhum ato de caridade”, afirmou. Ele lembra que é do interesse de todos garantir que as nações de rendas média e baixa tenham vacinas, testes e tratamentos. 

    

Saiba mais sobre: