Brasil têm primeira morte pela variante Ômicron

Caso foi registrado em Aparecida de Goiânia, no Goiás.
Por Redação

Foto: Reprodução/ Caudivino Antunes Sequenciamento genômico de Aparecida confirma primeiro óbito pela variante ômicron
Sequenciamento genômico de Aparecida confirma primeiro óbito pela variante ômicron
Foto: Reprodução/ Caudivino AntunesSequenciamento genômico de Aparecida confirma primeiro óbito pela variante ômicron
Sequenciamento genômico de Aparecida confirma primeiro óbito pela variante ômicron

O Brasil registrou nesta quinta-feira 6, o primeiro óbito pela variante Ômicron, o caso foi confirmado pela prefeitura da cidade de Aparecida de Goiânia, próxima à capital do Goiás. Com amplo Programa Municipal de Vigilância Genômica, cidade declarou transmissão comunitária há 10 dias. Prevalência da Ômicron já é de 93,5%

 A vítima é um idoso de 68 anos que já havia recebido as três doses da vacina, ele apresentava comorbidades como doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. O paciente estava internado em unidade hospitalar e era contactante de um caso que a pasta já havia confirmado como infecção pela variante.

Até o momento, 2.386 sequenciamentos já foram realizados na cidade, que já confirmou 55 casos de Ômicron. Os primeiros casos da variante foram registrados em 12 de dezembro. A prefeitura informou que a Ômicron chegou a uma situação de transmissão comunitária há dez dias, no município.

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, lamentou a confirmação do primeiro óbito e chamou a atenção da população para as medidas de prevenção. “Determinei a ampliação do Programa de Vigilância Genômica para que possamos acompanhar o avanço de qualquer nova variante e hoje, com tristeza, recebi a notícia da primeira vítima fatal da ômicron”, declarou.

Até a última quarta-feira 5, o Ministério da Saúde registrava 265 casos da variante ômicron e 580 possíveis diagnósticos positivos em investigação e nenhum óbito.