UESPI divulga processo seletivo para Bolsas de Mestrado na Coréia do Sul

O programa é oferecido pelo Governo Metropolitano de Seul e pela Universidade de Seul
Por Redação

Foto: Reprodução Registro da Seoul National University, considerada a melhor universidade da Coreia do Sul
Registro da Seoul National University, considerada a melhor universidade da Coreia do Sul
Foto: ReproduçãoRegistro da Seoul National University, considerada a melhor universidade da Coreia do Sul
Registro da Seoul National University, considerada a melhor universidade da Coreia do Sul

  A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Coordenação de Relações Internacionais (CRI), divulga o PROCESSO SELETIVO para programa de bolsas de estudo para curso de Mestrado em Planejamento e Gestão Urbana oferecido a servidores públicos estrangeiros na Coréia do Sul.

O programa oferecido pelo Governo Metropolitano de Seul e a Universidade de Seul cobre passagens aéreas do Brasil à Coreia do Sul (ida e volta), custos acadêmicos, acomodação em dormitório durante os dois anos e auxílio mensal de cerca de USD 760. Podem se inscrever servidores públicos com ao menos 3 anos de ofício e até 40 anos de idade, e que possuam bacharelado ou equivalente e comprovada proficiência em língua inglesa.

As inscrições devem ser feitas até 14/03 pelo portal virtual da universidade coreana. Os selecionados na fase documental serão entrevistados, via Zoom, no início de abril e os resultados finais serão anunciados em 18/04, com chegada à Coreia prevista para 07/08.

As bolsas de estudo, ofertadas pelo Programa Internacional de Desenvolvimento Urbano da Escola Internacional de Ciências Urbanas da Universidade de Seul, visam à capacitação de servidores públicos em gestão urbana e ao aprofundamento de laços entre Seul e outros municípios. O curso é inteiramente em inglês e dura de agosto de 2024 a agosto de 2026, incluindo disciplinas obrigatórias e eletivas, estágio na área e defesa de dissertação.

De acordo com o Coordenador de Relações Internacionais, Prof. Dr. Orlando Berti, a proposta é proporcionar aos membros da UESPI, tanto aos técnicos quanto aos professores, a oportunidade de vivenciar o que há de mais moderno, interessante e inovador. Segundo ele, isso vai permitir que eles absorvam novos aprendizados e, consequentemente, possam aplicar esses conhecimentos em suas atividades ao retornarem ao Brasil.

“É importante ressaltar que a Coreia do Sul, sendo um país bilíngue com o coreano como língua materna, exige também o domínio do inglês, principalmente em ambientes acadêmicos. Portanto, é fundamental que os candidatos possuam proficiência na língua inglesa. Essa recomendação não se limita apenas aos participantes deste programa de intercâmbio, mas estende-se a todos os interessados em oportunidades similares. Manter-se atualizado em cursos de línguas, especialmente o inglês, é crucial, pois é uma competência frequentemente exigida para esse tipo de oportunidade. Mesmo para aqueles que não pretendem participar deste programa específico, é válido se preparar anualmente em inglês e espanhol, pois são línguas que abrem portas para diversas oportunidades como esta que estamos oferecendo”.

Fundada em 1918, a Universidade de Seul é instituição pública municipal com destaque na área de ciências urbanas, incluindo planejamento e gestão urbana, engenharia de transportes e arquitetura. A instituição atua como think-tank do Governo Metropolitano de Seul, cidade mundialmente reconhecida por inovações em gestão urbana e sede do WeGO, organismo internacional não governamental dedicado à transformação dos espaços urbanos em cidades inteligentes e sustentáveis, do qual os municípios de São Paulo e Porto Alegre são parte.

Saiba mais sobre: