Cepa Lambda se espalha na América do Sul e lança alerta para o Brasil

Três casos e uma morte já estão relacionados à cepa no Brasil
Por Redação

Foto: Grande Piauí COVID - Muitas pessoas estão se contaminado
COVID - Muitas pessoas estão se contaminado
Foto: Grande PiauíCOVID - Muitas pessoas estão se contaminado

A variante Lambda conhecida também como C.37, encontrada no Peru, está avançando pela América do Sul e preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao grande número de casos relacionados a essa cepa nos últimos dias. No Brasil, por exemplo, três casos e uma morte já estão relacionados à variante.

No Peru, onde foi encontrada a cepa pela primeira vez, 81% dos casos de Covid-19 são pela nova cepa. O país é líder em mortes por 100 mil habitantes.

Em junho a variante foi classificada pela sigla VOI em inglês pela OMS, que significa variante de interesse e já foi detectada em 29 países. 

No relatório da OMS a variante é caracterizada por oito mutações na proteína spike, a coroa que liga o vírus à célula humana. O texto aponta que a Lambda tem sido associada a taxas substanciais de transmissão comunitária, com aumento de prevalência ao longo do tempo e de incidência de covid-19 nas regiões onde é detectada.

Para a a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne, em relação a Covid-19 os países da América Latina estão longe de ver uma luz no fim do túnel. "Embora estejamos vendo algum alívio do vírus nos países do hemisfério norte, para a maioria dos países em nossa região o fim continua sendo um futuro distante", afirmou.

Ainda de acordo com a líder do braço da OMS nas Américas, a América Latina, que detém apenas 8% da população mundial, é responsável por 20% dos casos de coronavírus no mundo todo. "Apesar deste quadro preocupante, apenas um em cada 10 na América Latina e no Caribe foi totalmente vacinado contra a covid-19. Uma situação inaceitável", criticou.