Secretário-geral da ONU vai a Joanesburgo para participar da cúpula dos BRICS

António Guterres pedirá ações dos líderes do bloco em várias áreas
Por Redação

Foto: ONU/Mark Garten Secretário-geral da ONU, António Guterres
Secretário-geral da ONU, António Guterres
Foto: ONU/Mark GartenSecretário-geral da ONU, António Guterres
Secretário-geral da ONU, António Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, irá para Joanesburgo, na África do Sul, onde deverá participar da 15ª Cúpula dos Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em conversa com jornalistas o porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric, disse que o chefe da ONU pedirá aos líderes dessas nações “que atuem com solidariedade e urgência em uma série de questões, incluindo a mudança climática e a reestruturação do sistema financeiro internacional, entre outras.”

Reuniões e entrevista coletiva

Dujarric informou que Guterres foi convidado a falar em dois eventos, o Brics-Africa e o Diálogo Brics Plus. Ambos têm como objetivo criar engajamento de países que não fazem parte do bloco. 

Segundo o porta-voz, durante a visita, o secretário-geral se reunirá com vários líderes à margem da cúpula do Brics. Ele também deve realizar uma entrevista coletiva na quinta-feira.

Participarão presencialmente da Cúpula os presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da China, Xi Jinping, do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deverá participar da reunião por meio de vídeoconferência uma vez que corre o risco de ser preso pelo ICC (Tribunal Penal Internacional, na sigla em inglês) por crimes de guerra contra a Ucrânia.
 

*com informações do site ONU NEWS

Saiba mais sobre: