Terremoto de magnitude 5,7 atinge Peru e é sentido no norte do Brasil

Abalo aconteceu na noite deste sábado 9, e teve epicentro a 13,5 km de profundidade.
Por Redação

Foto: Google Maps Terremoto de magnitude 5.7 no Peru é sentido no Norte do Brasil
Terremoto de magnitude 5.7 no Peru é sentido no Norte do Brasil
Foto: Google MapsTerremoto de magnitude 5.7 no Peru é sentido no Norte do Brasil
Terremoto de magnitude 5.7 no Peru é sentido no Norte do Brasil

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu o oeste do Peru na noite deste sábado (9). O fenômeno foi registrado próximo à fronteira peruana com o Brasil e com a Bolívia. Moradores de Acre e Rondônia relataram nas redes sociais, terem sentido o tremor. Até o momento, não há registro de danos a construções.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora atividade sísmica no mundo inteiro, informou que esse tremor teve epicentro a 13,5 km de profundidade. Trata-se de uma distância da superfície considerada muito pequena, suficiente para amplificar os impactos do abalo.

Porém, como o epicentro está em uma área predominantemente de densa mata, na região da reserva de Madre de Diós e perto do Alto Purus, é improvável que maiores estragos tenham sido registrados.

Há exatamente uma semana, outro terremoto foi sentido na fronteira entre o Brasil e o Peru. Porém, a profundidade do epicentro era muito maior, o que minimizou e muito os possíveis impactos.

Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas, o Peru está habituado a tremores. No entanto, o terremoto registrado nesta noite de sábado teve o epicentro no oeste do país, na região amazônica. Isso é relativamente longe da área onde eles costumam ocorrer, ou seja, mais perto do oceano.

O time de Rio Branco publicou nas redes sociais que terremoto foi sentido na Arena da Floresta durante a final do campeonato acreano do futebol masculino. A capital do Acre está a 1.100 quilômetros de distância do epicentro do tremor.

Foto: reproduçãotwit