Vaticano anuncia autorização de bênção para casais homossexuais

O anúncio foi dado após a aprovação do papa Francisco
Por Redação

Foto: Reprodução Vaticano News Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução Vaticano NewsImagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

  O Vaticano anunciou nesta segunda-feira 18, que autorizou bênçãos não litúrgicas para casais do mesmo sexo. Através de um documento oficial, divulgado ontem, a igreja católica autoriza padres e bispos a abençoar casais homossexuais e em “situação irregular”. O documento, no entanto, enfatiza que a benção não poderá ter semelhança a uma cerimônia de casamento.

"Embora o casal seja abençoado, mas não a união, a declaração inclui entre o que é abençoado o relacionamento legítimo entre as duas pessoas: na "breve oração que pode preceder essa bênção espontânea, o ministro ordenado pode pedir paz, saúde, espírito de paciência, diálogo e ajuda mútua, bem como a luz e a força de Deus para poder cumprir plenamente a sua vontade" (38). Também é esclarecido que, para evitar "qualquer forma de confusão e escândalo", quando um casal irregular ou do mesmo sexo pede uma bênção, "ela nunca será realizada ao mesmo tempo que os ritos civis de união ou mesmo em conexão com eles, diz um trecho do documento.

A partir de agora os padres católicos podem fazer a cerimônia se quiserem, mas estão proibidos de impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples benção”.

Em outubro, durante discurso, o papa Francisco já havia indicado que a Igreja poderia passar a permitir a bênção a casais homossexuais em um futuro próximo.

Saiba mais sobre: