Semec garante escolas prontas e somente professores imunizados precisam voltar

De acordo com a Secretaria, retorno será gradual, com um número reduzido de alunos em sala de aula.
Por Redação

Foto: ascom semec retorno as aulas teresina
retorno as aulas teresina
Foto: ascom semecretorno as aulas teresina

Com aulas presenciais suspensas na Rede Municipal de Ensino de Teresina há mais de um ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) anuncia uma retomada híbrida no mês de agosto. Poucos alunos nas escolas e medidas de segurança serão necessárias para prevenir à disseminação do coronavírus nessa etapa.

Antes de reabrir as portas das mais de 300 unidades de ensino, a Semec montou um plano de ação com diretrizes a serem seguidas pelos diretores, professores, alunos, pais e comunidade em geral. As medidas foram pensadas em conjunto com a Fundação Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária, recebendo também contribuições de um grupo focal de gestores escolares.

De acordo com a Semec, o retorno será gradual, com um número reduzido de alunos em sala de aula. No dia 4 de agosto, as atividades ainda serão 100% remotas, período de organização da equipe escolar para nova rotina. Até o final da primeira semana do semestre letivo, as escolas estarão equipadas, sanitizadas e prontas para receber as famílias, que serão convocadas para avaliar o espaços modificados.

“A partir do dia 16 de agosto, as atividades começam, de fato, a funcionar em um sistema híbrido. Inicialmente, apenas parte dos alunos do 1º, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos, voltarão a assistir aulas presencialmente”, esclareceu o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso. Com 98% dos trabalhadores em Educação vacinados com a primeira dose da vacina, os professores também voltam de forma parcial ao tempo que completam o ciclo de imunização e sintam-se seguros para o trabalho presencial.

Aulas remotas terão continuidade

Desde o início do ano os alunos participam das atividades à distância por plataformas diversas. Além de aulas na TV e todo material disponível na internet, os pais têm a opção de buscar as atividades impressas na escola. O esforço é para manter os alunos participativos, mesmo os que moram em áreas da zona Rural ou que não possuem TV em casa.

“Com o formato híbrido, que está sendo adotado em todo o Brasil e logo inicia em Teresina, as atividades remotas continuarão no mesmo ritmo, atendendo o grupo de alunos que permanece em casa. Os pais poderão escolher em qual formato os alunos vão assistir aula, com a opção de permanecerem em casa por mais tempo”, ressaltou o secretário executivo de Ensino da Semec, professor Kleytton dos Santos.