Governo assina termo que autoriza importação da vacina Sputnik V

Wellington Dias, assinou nesta quinta(8), termo de compromisso com a Anvisa de importação de vacina
Por Redação

Foto: reprodução pi.gov vacina
vacina
Foto: reprodução pi.govvacina

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias(PT), assinou, na tarde desta quinta-feira (8), um termo de compromisso com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação excepcional da vacina Sputnik V. O Termo firmado com 17 Estados brasileiros autoriza a importação e o uso emergencial da vacina Sputnik V.

De acordo com a secretaria de saúde do estado SESAPI, a previsão é que o primeiro lote chegue ao Brasil até a próxima semana.

O gestor afirmou que as doses passarão por monitoramento da Anvisa de acordo com o termo. “Essas doses irão passar por um critério de primeira e segunda dose, sendo monitoradas pela Anvisa, como o Termo prevê. O estado do Piauí e cada um dos 17 estados brasileiros que firmaram a compra da Sputnik celebra o Termo e pede a liberação para uso excepcional e daí começa a entrega dos lotes de vacinas”, disse.

Um total de 37 milhões de doses do imunizante foram fechadas em contrato com o Consórcio Nordeste. Entretanto, inicialmente, a Anvisa autorizou a importação excepcional de doses da Sputnik V apenas para seis estados do Nordeste e cada um deles vai receber quantidade suficiente para duas doses de 1% da população.

Estados que foram autorizados e suas respectivas quantidades

Piauí: 66 mil doses; 

Maranhão: 141 mil doses;

Sergipe: 46 mil doses;

 Ceará: 183 mil doses;

Bahia: 300 mil doses.

O governador do Estado destacou ainda o otimismo em relação a meta de vacinar toda a população brasileira de mais de 18 anos até outubro deste ano. Para ele essas 37 milhões de doses "vêm para ajudar a ampliar vacinados e imunizados no Brasil".